História, perguntado por ingriddedeus98, 1 ano atrás

Por que o renascimento é importante ? Oque ele representou de novidade?

Soluções para a tarefa

Respondido por RosaAnna
1
Movimento Renascentista ou apenas Renascimento foi o nome dado ao Renascimento Cultural que aconteceu durante os séculos XIV, XV e XVI na Europa, e que procurava resgatar a cultura esquecida durante os tempos medievais. 
As principais características do Renascimento foram o Racionalismo, Experimentalismo, Individualismo e Antropocentrismo. Uma grande característica do Renascimento foi o Humanismo que valorizava o homem, que a partir daí começou a ser tratado como ser racional e posto assim no centro do Universo. O Renascimento também foi marcado por importantes descobertas científicas, notadamente nos campos da astronomia, física, medicina, matemática e geografia. 
O Renascimento nasceu na Itália, mais especificamente nas cidades que enriqueceram com o comércio no Mediterrâneo. Porém com a expansão marítima a idéia Renascentista foi divulgada por diversas partes do mundo como na Inglaterra, Alemanha e os Países Baixos. 
O Renascimento foi muito importante também, porque foi a principal influencia dos pensadores Iluministas do século XVII. 
Conceito de feudalismo: sistema político, econômico e social que vigorou na Idade Média. 
Sociedade Feudal : hierarquizada 
Clero (padres, bispos, papa), Nobreza (reis, condes, senhores feudais, duques, cavaleiros), Servos (camponeses) 
A vida dos Camponeses: trabalhavam para manter a nobreza e o clero 
Obrigações dos servos: 
- talha (metade da produção o servo deveria pagar para o senhor feudal), corvéia ( de 3 a 4 dias de trabalho de graça nas terras do senhor feudal) , banalidades ( taxas que os servos pagavam para usar as instalações do castelo), tostão de Pedro (dízimo pago para a Igreja) 
O Feudo: unidade de produção na Idade Média 
- Feudo: propriedade do senhor feudal que concedia a autorização de uso para a família do servo em troca do pagamento de obrigações 
- Instalações do feudo : castelo (habitação do senhor feudal e sua família), vila camponesa, igreja, moinho, estábulo, terras de produção 
O poder da Igreja Católica durante o feudalismo 
- poder econômico, político e cultural 
- o teocentrismo ( explicação religiosa para quase tudo )
Perguntas interessantes