Por quê o gênero está relacionado a estratificação social?
Soluções para a tarefa
Estratificação econômica: baseada na posse de bens materiais, fazendo com que haja pessoas ricas, pobres e em situação intermediária;
Estratificação política: baseada na situação de mando na sociedade (grupos que têm e grupos que não têm poder);
Estratificação profissional: baseada nos diferentes graus de importância atribuídos a cada profissional pela sociedade. Por exemplo, em nossa sociedade valorizamos muito mais a profissão de advogado do que a profissão de pedreiro.
A estratificação social é a separação da sociedade em grupos de indivíduos que apresentam características parecidas, como por exemplo: negros, brancos, católicos, protestantes, homem, mulher, pobres, ricos, etc. A estratificação é fruto das desigualdades sociais, ou seja, existe estratificação porque existem desigualdades. Podemos perceber a desigualdade em diversas áreas:
Oportunidade de trabalho
Cultura / lazer
Acesso aos meios de informação
Acesso à educação
Gênero (homem / mulher)
Raça
Religião
Economia (rico / pobre)
A estratificação social está presente em todas as épocas: desde os primeiros grupos de indivíduos (homens das cavernas) até nossos tempos. Ela apenas mudou de forma, de intensidade, de causas. A revolução industrial e a evolução dos sistemas econômicos contribuíram para que as questões sobre a desigualdade social fossem melhor visualizadas, discutidas e percebidas. Umas das características fundamentais que distingue nossa sociedade das antigas é a possibilidade de mobilidade social. Diferentemente da sociedade medieval na qual quem nascesse servo, morreria servo, e na qual não era possível lutar por direitos e por uma oportunidade de mudar de classe, em nossa sociedade isto já é possível, especialmente através da educação, do investimento na formação, do trabalho duro, esforço e planejamento. em outras ocasiões isso foi conseguido por meio de movimentos sociais, que, no caso do Brasil, muitas vezes atuam exatamente da mesma forma que grupos insurgentes ou terroristas em outros países.
Resposta:
Estratificação social é o fenômeno de organização social em que as posições ocupadas pelos sujeitos são fixas, de modo que não há ascensão social e, geralmente, os filhos ocupam posições iguais ou semelhantes às dos seus pais, havendo para cada classe ou grupo social um "lugar adequado", previamente determinado, pelo modelo de organização social.
O gênero tem neste contexto o papel de criar um (entre os muitos) grupos sociais que terão seus lugares pré-determinados, de modo que se pensarmos, por exemplo, na Grécia Clássica (que era estratificada), além dos critérios de renda e nascimento havia também a consideração do gênero: um filho homem de uma família nobre teria direito a cidadania e ocuparia um posto na administração pública, enquanto que uma mulher nascida na mesma família não seria cidadã e estaria restrita ao ambiente doméstico.
Mais sobre o tema em;
brainly.com.br/tarefa/20285371