Psicologia, perguntado por Claytonsoares5844, 7 meses atrás

Por que o ego é raiz da maioria dos problemas?

Soluções para a tarefa

Respondido por suellenguimaraes123
0

Resposta:

Não sei dizer se o ego é a raiz da maioria dos problemas, mas posso mencionar alguns males que podemos dizer que são motivados pelo ego:

Opressão e tirania. Quem oprime ou tiraniza outras pessoas (muitas vezes, seus inferiores ou subordinados) muitas vezes o faz movido pelo seu ego. A pessoa quer ter sensação de poder sobre outra. Prejudicar outra pessoa produz, na maioria das pessoas, uma sensação de superioridade, pois o prejudicado sai em desvantagem perante aquele que o prejudicou.

Ganância. A ganância pode ou não ser motivada pelo ego. É motivada pelo ego quando a pessoa deseja obter algumas coisas ou mesmo fazer algumas coisas porque sente que estas lhe farão ter destaque ou parecer importante perante outros. A ganância é algo ruim, principalmente porque pode levar a pessoa a tentar obter seu êxito por meios imorais ou anti-éticos. Também pode levar a pessoa a negligenciar coisas importantes. O caso do Titanic e seu naufrágio é um exemplo disso. A tripulação não deu atenção a questões de segurança (por exemplo, navegar a alta velocidade numa região do oceano cheia de icebergs) devido, pelo menos em grande parte, à ganância da empresa construtora do navio, que queria que o navio chegasse ao seu destino antes do tempo previsto, para assim poder fazer marketing.

Consumismo. O consumismo também pode ser motivado ou não pelo ego. Um consumista pode esbanjar seu dinheiro com coisas que ele supõe que irão agradá-lo. Por outro lado, se o consumista esbanja seu dinheiro porque deseja comprar artigos que ele julga lhe trarão um certo prestígio, ele está sendo motivado pelo ego.

Soberba. A soberba só pode ser motivada pelo ego. Uma pessoa soberba ou arrogante se vê como superior aos demais. Isso a leva a menosprezar outros, a não estar disposta a dar ouvidos à opinião alheia. Isso, é claro, eventualmente acaba lhe fazendo mal.

Perguntas interessantes