Filosofia, perguntado por danibsv84, 1 ano atrás

Por que o desemprego e/ou a pobreza tem cor aqui no Brasil?

Soluções para a tarefa

Respondido por jairzinho516
0

De antemão, no período colonial brasileiro, cada raça exercia uma função: Os brancos eram os colonizadores civilizatórios, os índios representavam o povo a ser conquistado territorial e culturalmente e os negros eram a mão de obra necessária à sustentação do regime lusitano no Brasil.


Com o avançar do tempo, poucas políticas governamentais foram realizadas em prol das populações mais vulneráveis(descendentes de escravos e de aborígenes), o que contribuiu para a perenização da pobreza, a qual era substancialmente vinculada à condição étnica por ser resultado da continuação dos primórdios da segregacionista dominação portuguesa.


Deveras, houve abolição do regime escravocrata no país, entretanto não houve abolição das disparidades socioeconômicas raciais, em que, já nesse período(décadas de 80 - 90), grande parcela da população negra estava submetida a situações degradantes.


Com a instauração da República pouca coisa mudou: Prudente de Morais resolveu o conflito de Canudos, no Nordeste, por meio de expedições sangrentas; Campos Sales governou em apoio às oligarquias; Rodrigues Alves modernizou o Rio de Janeiro ao destruir cortiços. Nenhum presidente    realizou, de maneira profícua, atitudes políticas de inserção das classes marginalizadas desde o advento da colonização.


Sendo assim, no Brasil, fruto da nossa história, o desemprego tem cor, pois os ex-cativos não foram inseridos no mercado de trabalho e a pobreza tem raça, pois os grupos étnicos subjugados pela conjuntura histórica nacional não foram beneficiados por políticas públicas de inclusão.


Foi boa :))

Perguntas interessantes