AJUDA (pq sou horrível em história)
Os africanos escravizados foram fundamentais para que o ouro da colônia chegasse até o rei de Portugal. O texto traz mais informações sobre os africanos escravizados nas regiões das minas.
O grosso do serviço era feito por escravos. A flagrante superioridade numérica da “gente de cor”, como eram chamados, seria característica da região. Mestiços e negros somavam 77,9% da população. [...] Na segunda metade do século XVIII, quando foi mais efetiva a exploração do ouro e se desenvolveu a exploração de diamantes, os assuntos mais mencionados pelas autoridades eram: a eficiência do trabalho, a temida criminalidade e a desordem, além da presença de quilombos. Se antes preocupava o grande número de africanos na população, doravante sua organização é que seria alvo de medidas coercitivas.
Com base na leitura do texto, é possível descrever que a organização dos africanos tornou-se preocupante para as autoridades, pois
(A)
os senhores precisaram fornecer sustento adequado aos escravizados.
(B)
muitos escravizados deixaram de executar o trabalho para seus senhores.
(C)
os escravizados passaram a exigir melhores condições de trabalho.
(D)
muitos dos africanos tentavam fugir para os refúgios de escravizados.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Explicação:
Resposta letra D pelo que é tratado no texto fala dos quilombos que eram os refúgios dos escravos ,e que quanto maior o número de escravos seria mais fácil para gerar uma revolta ou uma fuga para os quilombos.
Espero ter ajudado :)
ailanyvb:
obrigada
Perguntas interessantes