Por que o controle da população de caramujos hospedeiros do esquistossomos é importante no combate a esquistossomose?
Soluções para a tarefa
Resposta: A esquistossomose mais conhecida como barriga d'água, é uma doença aparentemente grave, que atinge com facilidade as pessoas que moram perto de lagos e se banham na água contaminada com as larvas, Cujo o hospedeiro intermediário é o caramujo, e o hospedeiro definitivo é o homem, temos que controlar a situação parasitária dos caramujos , para que a doença não se espalhe. Mas como deter o caramujo onde se abriga a esquistossomose ??
Esses moluscos habitam ampla gama de ecossistemas, desde pântanos e lagoas até lagos e rios. O controle de caramujos de água doce é amplamente estudado, pois muitas espécies são hospedeiras de parasitos humanos, especialmente, Schistossoma mansoni ou são prejudiciais a culturas agrícolas de regiões alagadas.
Para o controle químico destes gastrópodes terrestres ou aquáticos, são utilizados vários compostos, tais como: os metais com ligantes orgânicos apropriados; as iscas contendo quelados de ferro e alumínio; as iscas contendo metaldeído e carbamatos, os inseticidas isoprocarb e a niclosamina; e compostos derivados do cobre.
O cobre é um moluscida interessante por causa do baixo custo, por ser altamente tóxico aos moluscos e por apresentar baixa toxicidade para os mamíferos, incluindo o homem. Segundo a Organização Mundial de Saúde extratos de plantas com CL50 menores que 40 mg [L.sup.-1] podem ser empregados diretamente no controle de populações de moluscos, enquanto que extratos menos ativos podem ser fontes de novos compostos com atividades moluscidas.
Espero ter ajudado :)