Artes, perguntado por liaras031, 5 meses atrás

por que o cinema é tão importante na arte?​

Soluções para a tarefa

Respondido por sophialacerdaalmeida
1

Resposta:

Porque tal como a Literatura, a Pintura ou outra arte de que se lembrem, o Cinema mostra-nos um espelho. ... Se quiserem uma resposta mais genérica ao título deste texto, o Cinema, tal como qualquer outra arte, é importante para que nele seja visto o reflexo daquilo que somos – enquanto seres humanos e sociedade.

Respondido por ana303261
1

Algumas pessoas devem ter se perguntado por que o cinema é considerado a Sétima Arte. Para quem ainda não sabe, esse termo surgiu em 1911, dado por Ricciotto Canudo no "Manifeste des Sept Arts" (Manifesto das Sete Artes), documento que foi publicado apenas em 1923.

Através do manifesto, o teórico e crítico de cinema Canudo, pertencente ao futurismo italiano, pretendia distanciar a ideia de que o cinema era um espetáculo para a massa, mas aproximá-la e integrá-la a categoria das Belas Artes, como, a música, pintura, escultura, arquitetura, poesia e a dança. Para ele, o cinema é uma arte “síntese”, uma arte total, que conciliava todas as outras artes. Por isso, que considerava o cinema a sétima arte.

Essa não foi uma iniciativa isolada. Em 1913, Ricciotto Canudo criou a Montjoie, revista especializada em arte, que abordavam assuntos sobre o cinema.  Inserido no meio cultural, criou laços de amizade com grandes nomes como o pintor Pablo Picasso (1882 – 1973), crítico de arte Guillaume Apollinaire (1880 – 1918), compositor e pianista Joseph-Maurice Ravel (1875-1937), entre outros. A partir dessas relações, fundou, em 1920, o Clube dos Amigos da Sétima Arte.

O ideal de Canudo era demonstrar o Cinema como uma arte “síntese”, uma arte total, que conciliava todas as outras artes.  É a Canudo Ricciotto que se atribui à tão utilizada expressão do cinema como sétima arte.

Perguntas interessantes