Química, perguntado por Yoná12345, 1 ano atrás

Por que o argônio é considerado estável

Soluções para a tarefa

Respondido por karla384
2
 

O ozônio (O3), é um é um gás instável, diamagnético, com PE 112°C. É uma forma alotrópica do oxigênio, constituído por três átomos unidos por ligações simples e duplas, sendo um híbrido de ressonância com comprimento médio de ligação de 1,28 A°, formando um ângulo de 116° 49’. O ângulo de ligação determinado experimentalmente está de acordo com o previsto pelo modelo RPECV (120°). é um agente oxidante extremamente poderoso, mais fraco apenas que o F2   reagindo muito mais rapidamente O2 . Sua alta reatividade o transforma em elemento tóxico capaz de atacar proteínas e prejudicar o crescimento dos vegetais. É um gás à temperatura ambiente, de coloração azul-pálida, devido á intensa absorção de luz vermelha, atingindo coloração azul-escura quando transita para o estado líquido, situação em que adquire propriedades explosivas.


karla384: min desculpa pela resposta
Respondido por profjoaoneto
1

Os átomos de gases nobres são denominados estáveis por não apresentarem a necessidade de associar-se a outro átomo de um elemento diferente, ou seja, os gases nobres dificilmente formam substâncias químicas compostas. Isso acontece apenas em condições laboratoriais específicas.

Em razão dessa estabilidade, foi atribuída aos gases nobres a teoria do octeto, na qual um átomo somente pode ser considerado estável ou quimicamente inerte se ele apresentar dois ou oito elétrons em sua camada de valência, já que o hélio apresenta dois elétrons na camada de valência e todos os outros gases nobres apresentam oito elétrons nessa camada.

Perguntas interessantes