História, perguntado por viiholiver339, 8 meses atrás

por que o alvará de D. Maria I (1785) reforçou as práticas mercantilista adotadas por Portugal no Brasil?​


VictorMunizM: A rainha de Portugal, D. Maria I, assinou um Alvará determinando que todas as fábricas e manufaturas fossem extintas e abolidas do Brasil, esse Alvará foi uma tentativa de reforçar as práticas mercantilistas. Para que os proprietários das indústrias existentes na Europa pudessem ampliar a venda de seus produtos para regiões distantes seriam necessários mercados livres; ou seja, sem restrições de entrada
de produtos de qualquer país.

Soluções para a tarefa

Respondido por VictorMunizM
109

Resposta:

As metrópoles impunham a suas colônias o direito exclusivo de comercializar com as regiões colonizadas, o que chamamos de monopólio comercial.

No caso específico do Brasil, tínhamos algumas fábricas, como as manufaturas de tecido, e alguma  

metalurgia de ferro. Em 5 de janeiro de 1785, a rainha de Portugal, D. Maria I, assinou um Alvará determinando que todas as fábricas e manufaturas fossem extintas e abolidas do Brasil. Em pleno final do  

século XVIII, quando as ideias do Liberalismo Econômico já eram defendidas, esse Alvará foi uma tentativa de reforçar as práticas mercantilistas.

Para que os proprietários das indústrias existentes na Europa pudessem ampliar a venda de seus produtos para regiões distantes seriam necessários mercados livres; ou seja, sem restrições de entrada  

de produtos de qualquer país.

Explicação:

Esse é uma reposta mais completa cosa queira :)


GarotaOtaku: mas de que maneira proibir as fábricas e manufaturas reforçaria o mercantilismo adotado por Portugal?
laviniacassani: Mt obg,ajudou mt❤❤❤
laurasasouzaal: De acordo com Dona Maria, a proibição foi necessária porque a instalação de fábricas e manufaturas no Brasil iria afetar a oferta de mão de obra da agricultura e da extração de minérios, como ouro e diamantes. A produção têxtil só seria permitida para fabricação de vestuário dos escravos e sacos para empacotamento.
Victorgame0792: muito obrigado mano Tmj
NERDlorenzo27: valeu :)
38998589233: vlww ♡
Respondido por EduardoPLopes
78

Este decreto reforçou tais práticas pois tornava ilegais todas as manufaturas instaladas em território nacional, o que tornaria a população brasileira totalmente dependente da importação de bens portugueses.

Tal medida foi realizada em claro benefício dos comerciantes portugueses e da Coroa Portuguesa, já que manter a colônia "dependente" de importação (que, pelos termos da colonização, só poderia ser feita a partir de Portugal) fazia com que os preços praticados na colônia fossem mais altos, assim como os impostos recolhidos.  Isto só mudaria com a chegada da Família Real ao Brasil, quando a necessidade forçaria os portugueses a novamente aceitar que os colonos brasileiros instalassem as suas próprias manufaturas.

Mais sobre o contexto em:

https://brainly.com.br/tarefa/1355104

Anexos:
Perguntas interessantes