Por que Nicolau Copérnico (1473-1543) foi perseguido pela Igreja medieval depois que propôs a teoria heliocêntrica, defendendo que todos os planetas observáveis da Terra giravam em torno do Sol?
Soluções para a tarefa
Explicação:
Nicolau Copérnico foi perseguido pela Igreja Católica medieval, porque a sua teoria heliocêntrica contrapunha as crenças e ensinamentos religiosos da Época- defensores da teoria geocêntrica.
A Igreja Católica até então apoiava a teoria geocêntrica, pois ela coincidia com os textos bíblicos que colocavam o ser humano como o centro das criações divinas. Como a teoria geocêntrica apresentava a terra como o centro do universo, o homem ,por sua vez, ao estar na Terra estaria também em uma posição central.
Diferentemente, a teoria proposta por Nicolau considerava o Sol ao centro, com os planetas orbitando ao seu redor.
Nicolau Copérnico foi perseguido pela igreja medieval depois que propôs a teoria heliocêntrica, pois, até aquele momento, devido ao pouco avanço científico, a igreja sustentava o geocentrismo baseado nas escrituras bíblicas que falavam sobre a Terra e o homem como criações divinas e centrais no universo.
A teoria heliocêntrica e a perseguição a Nicolau Copérnico
Hoje, com todas as tecnologias espaciais é comprovado que o sol é um elemento estacionário no espaço cuja dimensão é orbitada por inúmeros outros corpos que se movimentam ao seu redor.
Contudo, a teoria heliocêntrica era uma heresia à época medieval, fazendo ruir os ensinamentos católicos que elevavam as criações divinas e que justificavam o lugar de protagonismo do homem no espaço.
Mais sobre a teoria heliocêntrica: brainly.com.br/tarefa/14069344
#SPJ2