Por que Napoleão invadiu a Rússia e qual foi o resultado desse confronto?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Como Imperador da França, Bonaparte continua com a política expansionista que foi iniciada no final do século XVIII e tenta conquistar grande parte do continente Europeu. O General e agora Imperador consegue diversos êxitos, pois até 1805, quando ele é derrotado na Batalha Marítima de Trafalgar, Bonaparte tinha conseguido grandes vitórias no âmbito terrestre e isso permanecerá até 1812 quando ele terá a sua derrota na Campanha da Rússia.
A Rússia seria invadida depois de os russos não aceitarem mais participarem do Bloqueio Continental, proibição feita as nações europeias que fizessem comércio com a Grã-Bretanha, com o objetivo de enfraquecer a economia britânica e posteriormente sua força militar, e da criação do Grão-Ducado de Varsóvia, que ameaça a segurança dos russos, devido o exército francês estarem junto as suas fronteiras.
A campanha da França na Rússia começava com algumas perdas, como alguns milhares de soldados que seguiram para Portugal, para mais uma invasão ao País, no entanto, o exército francês marchava para Rússia com aproximadamente 680 mil homens.
Na fase de planejamento para o conflito, iniciou-se as primeiras adversidades, pois o exército francês era muito maior do que em campanhas anteriores, o que provocava uma dificuldade na logística para repor os suprimentos, armamento e munições. Nas outras batalhas, as rápidas manobras do exército francês sobre a retaguarda dos inimigos foram necessárias para a captura desses recursos.
Na campanha da Rússia, a tentativa de conseguir esses recursos dentro da nação invadida, era outra dificuldade, devido o território ser pobre, imenso, e pouco povoado para suas dimensões. A logística para o confronto aconteceu através de comboios, o que causava uma dificuldade para a marcha das tropas, pois iria se perder muito tempo. Bonaparte contava com uma guerra rápida e por isso utilizou recursos para uma pequena quantidade de dias, causando mais um erro no seu planejamento para a guerra.
Nesse aspecto, o planejamento da Rússia foi bem sucedida, já que os russos desejavam evitar ao máximo uma batalha decisiva, e para isso, eles estavam dispostos a recuar e entregar seus territórios, provocando uma estratégia de desgaste, o que possibilitou Bonaparte marchar até Moscou, sem grandes batalhas e algo no qual ele não desejava quando projetou sua estratégia.
Explicação: