Por que não tem como nadar sem parar debaixo da água
Soluções para a tarefa
Ótima pergunta Camilly. Uma coisa interessante sobre os produtos químicos é que quando eles reagem entre si, acabam formando compostos que não parecem em nada com os elementos originais. Por exemplo, se você reagir de carbono, hidrogênio e oxigênio pode obter a glicose (C6H12O6). Se você reagir os mesmos elementos de outra maneira pode ter o C2H4O2 (vinagre). Outra combinação resulta no etanol (C2H5OH). Glicose, álcool e vinagre não são nada parecidos, mas temos que concordar que eles são todos feitos a partir dos mesmos elementos, não é?
No caso do gás de hidrogênio e oxigênio, se reagirem da maneira correta resulta na água líquida (H2O). A razão pela qual não podemos respirar água líquida é porque o oxigênio usado para fazer a água está vinculado a dois átomos de hidrogênio, e não podemos respirar o líquido resultante. O oxigênio é inútil para nossos pulmões na forma de água.
O oxigênio que o peixe respira não é aquele contido na água. Neste caso, o peixe está respirando gás oxigênio (O2) que é dissolvido na água. Muitos gases diferentes se dissolvem em líquidos, e vemos um exemplo, o tempo todo em bebidas gasosas, como refrigerante, água gaseificada… Nessas bebidas, há tanto gás quanto de carbono dissolvido na água que forma aquelas bolhas.
Treine isso e vai melhorar bastante.
Quando for treinar o nado completo, lembre-se que enquanto sua cabeça está fora d´gua para respirar, um dos braços está puxando a água por baixo. Quanto mais eficiente for esta "puxada", ou varredura, mais sustentação haverá para sua cabeça e tronco, e você conseguira respirar por mais tempo.
Quando as pernas pararem de bater ao respirar, o ideal é um trabalho de coordenação, e isso só vem com repetição.
Um exercício adequado é o "crawl em espera". Com os braços esticados a frente ( pode ser com prancha), bata apenas as pernas. Conte até 3 e rode apenas um braço realizando a respiração lateral. Conte mais 3 segundos e repita com o outro braço, respirando em todas as braçadas de 3 em 3 segundos. Isso vai ajudar você a não parar mais de bater as pernas ao respirar.
E treine, nesta sequência, com certeza vai dar certo.