Por que não há uma distribuição equilibrada das indústrias no Brasil? Relacione os aspectos históricos de formação do território brasileiro com a realidade atual.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O processo de industrialização do Brasil ocorreu de maneira muito tardia, porém se manifestou em um período de tempo relativamente curto, isto é, iniciou-se a partir da década de 1930 e consolidou-se a partir da década de 1970 em diante. Em termos de distribuição espacial, houve uma grande concentração das indústrias no país, fruto, principalmente, do aproveitamento das infraestruturas previamente existentes na economia cafeeira da região Sudeste do país.
Nesse sentido, referir-se aos processos de concentração e desconcentração industrial no Brasil é referir-se ao movimento migratório realizado pelas fábricas e empresas por todo o território brasileiro ao longo dos últimos tempos. Em síntese, pode-se afirmar que a intensa concentração industrial na região Sudeste do país está lentamente se desfazendo, embora o quadro esteja muito longe de se reverter.
Explicação:
O processo de industrialização no Brasil ocorreu muito tardiamente, mas se manifestou em um período de tempo relativamente curto, ou seja, iniciou-se na década de 1930 e consolidou-se a partir da década de 1970. Em termos de distribuição espacial, a indústria do país é altamente concentrada, principalmente devido à utilização da infraestrutura pré-existente na economia cafeeira do sudeste do país. Nesse sentido, o processo de concentração e descentralização industrial no Brasil refere-se ao movimento migratório de fábricas e empresas dentro do Brasil no período recente. Em suma, pode-se dizer que a concentração de indústrias intensivas no Sudeste está diminuindo aos poucos, mas está longe de se reverter.