Filosofia, perguntado por eliasdetonation, 1 ano atrás

Por que não há algo ao invés de nada?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1
Indagar sobre a origem do universo remete imediatamente à teoria do Big-Bang. O cosmo como o conhecemos teria se originado de uma situação de densidade extrema de matéria e energia há 13,7 bihões de anos, e teria começado a se expandir sem parar.

Mas o problema que quero abordar aqui é mais profundo do que "como se originou o que vemos à nossa volta". Por mais que uma teoria explique a origem de tudo o que vemos por meio de leis simples da física e equações matemáticas compactas, podemos sempre nos perguntar: mas por que essas leis se materializam na existência de um universo concreto? Pois as leis da física poderiam permanecer apenas como possibilidade e simplesmente não existir nada. As próprias leis físicas permitem essa situação! Por exemplo, a lei da gravidade diz que a matéria se atrai, mas ela não diz que a matéria tem que existir...

E podemos nos perguntar também por que as leis da física são essas aí. Poderiam ser outras. Por que não? Poderia inclusive simplesmente não haver lei alguma - não haver espaço, nem tempo, nem lei física, nem matéria, nem nada.

Por que existe algo ao invés de nada?
Respondido por isahalfie
1
A explicação científica dos fenômenos naturais não exclui, na minha opinião, a possibilidade de uma força criadora que tenha influenciado em nossa existência. Rechaço as idéias religiosas, mas considero que apenas o aspecto materialista da realidade seja insuficiente para o surgimento da vida e da inteligência num processo de tentativa e erro cósmico, que tenha nos trazido aqui por mera influência do acaso. 
Perguntas interessantes