História, perguntado por brendacustodio61245, 6 meses atrás

Por que muitos mineiros morreram de fome?​

Soluções para a tarefa

Respondido por luluiizazabnm
0
OS SERTÕES DA FOME: A HISTÓRIA TRÁGICA DAS MINAS DE OURO EM FINS DO SÉCULO XVII
Adriana Romeiro1
Entre os anos de 1695, quando foram enviadas as primeiras amostras de ouro a Lisboa, e 1705, vésperas do levante emboaba, a população das Minas atingiu a vertiginosa cifra de 30 mil habitantes, segundo o cálculo confiável do sertanista Garcia Rodrigues Pais. Em apenas dez anos, os sertões mineiros assistiram a um rush sem precedentes na América Portuguesa, deslocando um grande contingente populacional para uma região inóspita e agreste, situada no interior do continente, em meio a matos densos e rios caudalosos. O povoamento acelerado desencadeou ondas de fome que varreram a região entre os anos de 1698 e 1699, e entre os anos de 1700 e 1701, ceifando a vida de milhares e desestruturando por completo os trabalhos de mineração, paralisados em razão do êxodo populacional. Mesmo depois de 1705, quando as rotas de abastecimento encontravam-se consolidadas, a fome continuaria a ser a mais fiel das companheiras.
Há toda uma história da fome por se escrever - uma história trágico- sertaneja que evoca os horrores de uma terra devastada pelas populações famintas. O objetivo aqui é refletir sobre os surtos de fome, as técnicas improvisadas para garantir a sobrevivência e a influência que as fomes tiveram na caracterização do espaço natural e simbólico das Minas, conformando um certo olhar sobre a paisagem.
A questão do abastecimento impôs-se, desde o início, com um grave problema, de cuja solução dependia a empresa de colonização da zona mineradora. Conjeturava-se sobre os melhores meios para se atender ao crescente mercado consumidor, sobretudo o comércio de gado bovino, considerado essencial. As primeiras referências a uma grande crise de fome remontam ao ano de 1698, quando o governador Artur de Sá e Meneses
Perguntas interessantes