Por que motivo o mito do herói bandeirante não se sustenta?
Soluções para a tarefa
Com armas de fogo nas mãos e pose de um intocável, foi criada uma visão romantizada dos desbravadores de terras - e agora heróis - por causa de motivações políticas específicas paulistas. Foi em São Paulo, particularmente, que tal visão heroica foi difundida, já que com o crescimento da economia cafeeira, os membros da aristocracia do café seriam descendentes diretos dos bravos e valentes bandeirantes, o que explicariam o porquê os paulistas eram trabalhadores dedicados e incansáveis.
Após anos, uma nova visão surgiu e o heroísmo, que antes mascarava a verdade, caiu. É nesse período que os desbravadores teriam sido bandidos e sanguinários, que saqueavam aldeias indígenas, matando crianças, violentando mulheres e escravizando os índios.
Resposta:
Por muito tempo o Bandeirante foi encarado como Herói. Porém essa imagem heróica acabou dando lugar a outra, oposta : Os bandeirantes teriam sido bandidos cruéis e sanguinários que saqueavam aldeias indígenas, matando crianças, violentando mulheres e escravizando índios.