Por que, em Maquiavel, a condição de príncipe/governante é irremediavelmente trágica? Dê um exemplo desta tragicidade nos acontecimentos políticos de hoje em dia.
Soluções para a tarefa
Para Maquiavel, a condição de príncipe/governante é irremediavelmente trágica porque envolve: a tragédia dos valores, a tragédia da linguagem e a tragédia da ação.
Para Maquiavel, as ações com chance de êxito na política dizem respeito diretamente a quatro temas: os humores, a aparência própria do âmbito da política, a fortuna e a virtù, estando a virtù do governante a partir das dificuldades que as circunstâncias lhe impõem.
A distinção entre o que o governante precisa fazer para conquistar e manter o poder muitas vezes difere da ética cristã em que está inserido. Assim, o governante deve tentar encontrar meios de disfarçar o que fez ou deve evitar a fama de cometer vícios que podem fazê-lo perder o poder. Para Maquiavel, a ética política é inconciliável com a ética cristã.
Na atualidade, no Brasil, as últimas mudanças na política nacional, trouxeram agravantes no nível de vida, tanto econômico, como político e social, sendo o principal motivo a ausência de preparação do candidato para o cargo pleiteado.
Bons estudos!