Por que, em 1701, o rei de Portugal proibiu a criação de gado no litoral brasileiro?
1-Porque a criação de gado não gerava lucros para a Coroa portuguesa.
2-Porque os rebanhos cresceram e passaram a pisotear as plantações e ocupar áreas úteis ao plantio de cana.
3-Porque o rei sabia da necessidade de levar a atividade pecuarista para o interior do Brasil.
Soluções para a tarefa
Resposta:
2-Porque os rebanhos cresceram e passaram a pisotear as plantações e ocupar áreas úteis ao plantio de cana.
Explicação:
Em 1701, uma Carta Régia vinda de Portugal proibiu a criação de gado em nosso litoral. O objetivo era deixar as melhores terras para o cultivo da cana.
Alternativa correta é a de número 2
A criação de gado, chamada de pecuária, era bem importante para a própria alimentação dos povoados, sendo também útil como transporte. Isso dava um lucrozinho por não precisarem comprar animais, mas sim utilizar os próprios que tinham no país.
O real motivo, era pelo território ocupado pelos bichos. A boca era maior que a barriga, e eles eram piores que pragas, comendo tudo quanto era tipo de planta que viam. A cana-de-açúcar se incluía nisso, onde o gado olhava e já queria meter no bucho.
Diante desta situação, a Coroa Portuguesa decretou uma lei: A Carta Régia, de 1701. Ela não proibia a criação dos bichos por completo, afinal, os coitados infelizmente eram úteis, usáveis. Entretanto, eles não poderiam ficar perto do plantio da cana (no litoral), e nesta lei justamente proibia eles de serem criados perto da plantinha, em menos de 10 léguas. [Isso é mais que 48 quilômetros!]