História, perguntado por ideXty, 4 meses atrás

Por que é tão difícil as pessoas praticarem a Alteridade?

Soluções para a tarefa

Respondido por KAROLx1x2x3
4

Resposta:

Alteridade é ser capaz de se colocar no lugar do outro, de compreender o outro em sua totalidade, nos seus direitos, limitações e diferenças. Quando não exercitamos a alteridade, estamos suscetíveis a provocar discórdias, conflitos e contribuímos no aumento das desigualdades sociais. Colocamos nossas prioridades e interesses acima das prioridades e interesses dos outros, sem refletir sobre os possíveis males que estamos causando aos outros ou ao bem coletivo.

Explicação:

Mas, por que é tão difícil exercitar a alteridade?

Por que nossos interesses tendem quase que absolutamente a se sobrepor aos interesses de outrem ou do coletivo? Diria que muito pela competitividade constante a que somos impelidos a praticar, por nos ser inculcada a ideia da necessidade de sermos o melhor, o destaque, o mais apto, o melhor preparado, o mais valente. E isso exige dedicar primeiramente um olhar para nós, por nós e em nós, para posteriormente pensarmos no outro ou no coletivo. E ainda, a construção social da ideia de haver padrões aceitáveis, sendo o diferente reprimido ou excluído, nos leva a julgamentos e apontamentos inadequados, com posturas ofensivas e de marginalização, contribuindo com a desigualdade e conflito social.

E aí você pode se perguntar: e por que eu pensaria primeiramente no outro, ou no bem coletivo, ou até mesmo me colocaria no lugar do outro se os outros não o fazem e muitas coisas nessa sociedade já estão ruins? Se o tempo todo vemos males e mazelas, injustiças, corrupções e privilégios sendo estendidos somente a uma pequena parcela da população e ainda querem que eu reveja minhas atitudes e me coloque no lugar do outro?

Se você partilha desse pensamento, cuidado, pois, se as coisas estão ruins nós contribuímos para isso, em nossas atitudes não altruístas, em nossos pensamentos individualistas e em nossas ações por vezes até desonestas, apenas para termos vantagens em relação ao outro.

Muitas vezes você já deve ter ouvido a famosa expressão: “não faça aos outros o que não gostaria que fizessem com você”. E por que continuamos fazendo? Por que por vezes chegamos a nos sentir satisfeitos, felizes pelo fato do outro estar em situação ruim?

Se estiverem aflorando esses pensamentos, cuidado! O sinal vermelho está aceso e é necessário refletir sobre seus atos e ações, buscando revertê-los para o bem comum. É necessário exercitar a alteridade, pensar na situação em que o outro se encontra, seus anseios, angústias, lutas e desejos, e ao invés de investir esforços criticando, menosprezando, ridicularizando ou desdenhando suas ações ou diferença, tente sentir como ele sente, pensar como ele pensa.

Espero ter te ajudado em algo (◍•ᴗ•◍)❤

coloca como melhor resposta se puder ♡


ideXty: MUITO OBGGGGGGGGGGG
KAROLx1x2x3: de nada(◍•ᴗ•◍)✧*。
Perguntas interessantes