Português, perguntado por Bunofii, 10 meses atrás

por que é necessário usar a linguagem formal em email, tipo para contratação de emprego

Soluções para a tarefa

Respondido por sarabeatrizcarvalho
1

Resposta:para ser mas educado e para ter uma boa consumição

Explicação:A linguagem formal é a forma de escrita e fala que usamos em situações que demandam certo grau de seriedade, entretanto existem situações cotidianas em que ela pode (e deve!) ser usada. Confira!

Já falamos um pouco aqui no blog sobre a linguagem coloquial e quando é adequado utilizá-la em seus textos. Hoje, dando prosseguimento às dicas para que você se torne um redator ainda melhor, vamos falar da linguagem formal e explicar em que momentos ela é mais adequada para integrar um conteúdo.

Além disso, lhe daremos dicas de como transformar aquele texto quase perfeito numa obra de mestre, com alguns retoques que podem adequar o seu estilo de comunicação melhor à persona. Pronto? Então vamos lá!

O que é a linguagem formal?

A linguagem formal é o tipo de estrutura linguística que você deve utilizar em meios profissionais, acadêmicos e literários. Entretanto, ela não se limita a estes usos podendo fazer parte da sua rotina também quando você se comunica por e-mail ou dá início a uma conversa com alguém com quem não tem muita intimidade. Mas isso não define exatamente o que é a linguagem formal e como ela se diferencia da forma como nos comunicamos no dia a dia.

Algo está em linguagem formal quando não tem traços de oralidade, ou seja, não se parece em nada com uma conversa que teríamos normalmente. O ideal é que se evitem vícios de linguagem e erros de concordância, por exemplo, que normalmente cometemos fora da norma-padrão de nossa língua.

Entretanto, há muitas outras características que servem para definir a linguagem formal. Outro de seus traços, por exemplo, é a obediência às regras gramaticais. Você deve adequar os seus textos a concordância, regência, pontuação, flexão verbal e nominal e à grafia apropriada das palavras para que ele seja considerado formal.

Entre seus muitos pré-requisitos, a linguagem formal ainda exige que você tenha precisão vocabular, ou seja, que encontre as palavras certas para definir os conceitos que gostaria de ilustrar. Feito tudo isso, você pode ficar tranquilo: seu conteúdo está adequado à linguagem formal.

Quando usar a linguagem formal?

Por todas essas particularidades, sabemos que a linguagem formal não é adequada a todos os momentos da vida. Afinal, o que seus amigos pensariam de você ao receber um SMS extremamente bem pontuado ou um tweet de resposta com mais vírgulas que caracteres? Há um momento ideal para o uso de cada tipo de linguagem e as formalidades, quando aplicadas na nossa rotina, acabam soando como se não tivéssemos familiaridade nenhuma com nosso interlocutor.

Este não é o caso em comunicações como as supracitadas. Entretanto, em e-mails profissionais, cartas de recomendação, textos para internet e conteúdos acadêmicos a linguagem formal impera. Os seus professores não esperam receber menos do que um conteúdo bem redigido para que possam avaliar os conhecimentos que lhe foram passados ao longo do semestre. E, igualmente, merecem esse tipo de cuidado na hora da produção de um artigo ou mesmo uma resenha.

Escrever não é tão difícil quanto parece e você já deve saber disso, tendo alguma experiência como redator. Todavia, escrever em linguagem formal pode ser um desafio e tanto para nós que estamos tão acostumados a conduzir conversas em linguagem coloquial. Por isso, no próximo tópico lhe daremos algumas dicas de como ser formal em sua produção de conteúdos.

Perguntas interessantes