por que e necessario manter equilibrio entr as quatro esfera ?
Soluções para a tarefa
É de fundamental importância compreender como nossa morada "funciona". Este sistema, formado pelo Sol e inúmeros astros que giram ao seu redor (Sistema Solar), constitui, enfim, nossa morada. A terra é um planeta vivo, caracterizado por uma dinâmica envolvendo vários processos interligados, é o terceiro planeta na ordem de afastamento do Sol, o que lhe permite receber quantidade de energia suficiente para o desenvolvimento de ambientes que dão sustentação a vida.
Esses ambientes se interpenetram, e se, inter-relacionam, através da superfície da Terra que é a camada de contato e inter-relacionamento entre a Atmosfera, Hidrosfera e Litosfera, dando origem a Biosfera. Esta camada permite através de seu equilíbrio natural o surgimento de minerais, água, solos diferentes, vida animal, vida vegetal e uma série quase infinita de outros acontecimentos que tendem a mudar com o tempo. É de essencial importância para a geografia o estudo destes fenômenos no espaço, no tempo, seu inter-relacionamento e agrupamento em padrões e funções.
Uma Fina e Delicada Película
A biosfera, ou esfera da vida, resulta das relações existentes entre a atmosfera, a hidrosfera e a litosfera. Tais relações são muito antigas, na realidade, sua origem é de vários milhões de anos. Contudo, o termo biosfera é recente, assim como a compreensão da necessidade de sua preservação para o futuro da humanidade. Sua espessura não ultrapassa os 50 km e, quando comparada ao diâmetro da Terra, percebe-nos quão frágil é. Porém, sua fragilidade vem do fato de ela manter-se graças a um jogo de forças muito sensível que se autorregula e se autopreserva. Nesse jogo, os diversos elementos que compõem a biosfera se influenciam mutuamente. A alteração de um deles pode desencadear uma série de reações que atingirão alguns dos elementos do sistema, além do sistema como um todo. O homem integra e depende diretamente das relações que se desenrolam no interior da biosfera. Sua ausência significa o fim da própria humanidade. Há milhares de anos o homem se encontra adaptado à biosfera terrestre.