por que é importante que jornalista quando escreve matéria para um jornal saiba disso
Soluções para a tarefa
Resposta:
O estudante de jornalismo aprenderá na faculdade como lapidar o seu texto, ainda que ele já tenha um vasto conhecimento em português. O discurso jornalístico tem elementos caracterizadores específicos calcados na atualidade, veracidade e universalidade. O discurso deve ser atual, pois tem de se organizar em torno do presente, verossímil, pois tem de se apoiar na verdade, e universal, porque o assunto discursado deve ser de interesse público.
Além das características pertinentes ao conteúdo, é desejável que um texto jornalístico cumpra seu papel informativo, isto é, que todos os leitores compreendam a mensagem passada, caso contrário, o jornalista não terá cumprido seu papel social. Por esse motivo, recomenda-se o máximo de clareza na composição e na escolha de palavras na hora de escrever, elas devem ser comuns e de uso corrente e os termos técnicos devem ser explicados.É imprescindível que o jornalista busque sempre mais de um “olhar” sobre o mesmo assunto, para tornar o texto mais rico e o mais imparcial possível. Checar todas as informações rigorosamente, também, deve ser uma prática constante do jornalista, pois um erros de gramática, nomes ou informações podem gerar problemas e incredibilidade ao autor.
Notas, Notícias e Reportagens
Os textos jornalísticos mais comuns são notas e notícias, que são do tipo informativos e reportagens, que são do tipo interpretativo. Elas se diferenciam não só na extensão do texto, como também em detalhamento e profundidade das informações apresentadas.
A nota é uma "notícia curta" e costuma ocupar apenas um parágrafo, respondendo às questões do lide. Elas são dignas de interesse público, mas o teor da informação não têm grande importância por parte da redação do veículo. A notícia, por outro lado, não se restringe apenas ao lide e traz algumas informações adicionais e depoimentos. Ela é a matéria-prima do jornalismo, pois é a partir da notícia, que nascem outras modalidades textuais, que aprofundam um assunto como a reportagem.
Esta apresenta a base interpretativa do fato, é mais completa e mais profunda. Ela exige maior tempo de apuração e observação do jornalista, que deve buscar diferentes ângulos sobre o mesmo assunto, personagens, especialistas, índices e dados. Ela é a forma mais completa de abordar um assunto e, por isso, demanda mais sensibilidade e afetividade do repórter.
Resposta:
O jornal sobrevive da venda de seus exemplares. Por isso procura trabalhar sobre assuntos que possam interessar a públicos específicos ou interesse do leitor.
espero ter ajudado