História, perguntado por emillycruz533, 9 meses atrás

por que é equivocado (errado)falar de índio no singular? explique a diversidade indígena.​

Soluções para a tarefa

Respondido por juliaoliver2015
0

Resposta: Porque existem vários tipos de tribos diferentes como por exemplo os Guaranis, os Tupinambás, os Caiapós etc...

Explicação: os historiadores estimam que, no início do século XVI, havia quatro agrupamentos linguísticos principais: tupi-guarani, jê, caribe e aruaque. Essas famílias linguísticas compartilhavam o mesmo idioma e culturas semelhantes

Respondido por JungP456
0

Resposta: Algumas pessoas questionaram se o uso do termo genérico índios para tratar de tão diversos grupos étnicos não seria equivocado. De fato, a referida denominação foi incialmente fruto de um erro, tendo sido adotada pelos colonizadores para se referir aos nativos encontrados no atual continente americano, em virtude do navegador Cristovam Colombo acreditar que havia chegado às Índias. Porém, o movimento indígena do Brasil vem utilizando politicamente os termos índios ou indígenas para representar a unidade dos povos originários em sua luta por direitos e interesses comuns, bem como para estimular a afirmação das diversas identidades indígenas em todo o país.

Sem negar as importantes formas de resistência indígena às iniciativas colonizadoras ao longo desses 500 anos de história do Brasil, pode-se afirmar que a década de 1970 marcou o início de um movimento indígena organizado nacionalmente. De lá pra cá, se por um lado a categoria índio ainda é utilizada por brancos com conotação pejorativa em determinados contextos, resultante de um processo histórico marcado por preconceitos e discriminações contra os povos nativos da América ainda hoje persistente; por outro lado, uniu e fortaleceu povos distintos e rivais na busca por objetivos comuns, dentre os quais estão os direitos coletivos, a demarcação e proteção das terras tradicionais e a autonomia dos povos.

Assim, a palavra índios não se refere a um único povo, nem tribo ou clã específicos. É mesmo uma denominação generalizante, porém ressignificada e reafirmada para demarcar as semelhanças dos povos originários destas terras entre si, e suas diferenças com aqueles cujas procedências remetem a outros continentes, tais como Europa, Ásia e África. É neste sentido que os povos originários do Brasil se autodenominam índios e se referem uns aos outros como parentes, diferenciando-se desse modo dos não indígenas em qualquer parte do território nacional. Acrescentadas a isso estão as denominações especificas de cada povo ou etnia, que atualmente passam de 300, com suas mais de 200 línguas e diversas formas culturais, sociais, econômicas e religiosas, demonstrando a multietnicidade presente em nosso país.

Diversidade Indígena-Estima-se a existência de cerca de 200 sociedades indígenas no Brasil. O número exato não pode ser estabelecido, na medida em que existem grupos indígenas que vivem de forma autônoma, não mantendo contato regular com a sociedade nacional.Os conhecimentos tradicionais dos povos indígenas se consubstanciam em patrimônio cultural imaterial e são fundamentais para a manutenção do meio ambiente equilibrado e para a diversidade cultural, sendo tutelado por documentos internacionais e pela Constituição Federal de 1988.


JungP456: Espero ter ajudado
Perguntas interessantes