Saúde, perguntado por KhaFeitosa17, 1 ano atrás

Por que devemos estudar a crise ambiental e social e o desenvolvimento sustentável?

Soluções para a tarefa

Respondido por HosseinH123
3

Grandes mudanças marcam o cenário mundial. A globalização rompe as barreiras dos mercados mundiais estimulando a competitividade e pressionando a produção (Jenschke, 2003). As informações, antes limitadas a pequenos grupos, tornaram-se acessíveis e virais, espaço e tempo deixam de ser obstáculos (Vieira, 1998) e com isso oportunidades se abriram para novos negócios e novos mercados. Ao mesmo tempo, a população tomou conhecimento de uma iminente crise ambiental e dos efeitos que ela pode provocar na sustentação da espécie humana na Terra.

Os transtornos na natureza vão além das mudanças climáticas, elas possuem efeitos econômicos locais, onde, por exemplo, pesqueiros perdem seu meio de sobrevivência e deixam de distribuir o seu produto para a população, terras agrícolas deixam de ser férteis e florestas repletas de matéria-prima desaparecem. Catástrofes naturais como enchentes, secas, terremotos e incêndios florestais aumentam a cada dia sob o efeito da atividade humana (Brown, 2003).

Segundo reportagem da Revista Veja Online (2006, P.139), a Organização Meteorológica Mundial (OMM) avaliou o clima do planeta e a sua relação nos desastres naturais e divulgou na prévia do relatório anual do ano de 2006 que “Todos esses transtornos são decorrência do aumento de apenas 1 grau na temperatura média do planeta nos últimos 100 anos”. Esse aumento de temperatura é decorrente da emissão na atmosfera de dióxido de carbono (CO2), gás responsável pelo efeito estufa (Pinto & Santos, 2010). Um alerta da OMM, citado na mesma revista, é que se nos mantivermos inertes em relação à crise ambiental, a temperatura média do planeta aumentará entre dois e 4,5 graus até 2050. Portanto, a nossa atenção deve transcender os dados ou a expectativa dos acontecimentos focando no que podemos fazer para mudar esse cenário crítico.


Perguntas interessantes