Por que determinadas plantas apresentam crescimento lateral, como a sequóia, enquanto outras plantas só apresentam crescimento vertical, como o coqueiro?
Soluções para a tarefa
O crescimento lateral ou vertical das plantas se dá pela presença de uma estrutura tecidual denominada de meristema, que pode ser primário ou secundário.
Esse tecido contém células embrionárias capazes de se dividir, eles quem irão originar todos os demais tecidos que irão formar a planta adulta. A presença dos meristemas apicais localizados no caule e nas raízes das plantas é responsável pelo crescimento e comprimento da planta.
Com isso, nós temos a subdivisão do meristema em primário e secundário. O primário é responsável pelo crescimento da extensão da planta (verticalmente) e formação de ramos, folhas, etc. O meristema secundário é responsável pelo desenvolvimento da planta em todo o seu diâmetro do caule (lateralmente).
No caso do coqueiro ele é uma planta que possui apenas um ponto de crescimento que é o meristema apical (meristema primário). No caso da sequoia além do meristema apical, eles possuem também o meristema secundário sendo esses os dois pontos de crescimento dessas plantas, que cresce tanto de forma lateral como vertical.
Espero ter ajudado!!