por que chamamos a lenda “Cobra Honorato” de lenda folclórica? *
Soluções para a tarefa
Popularmente chamada de “cobra grande da Amazônia” ou cobra honorato, norato ou boiuna, a serpente é enorme e habita as profundezas do mar. Sua força é tão grande que é capaz de destruir embarcações. Diz a lenda que ela provoca desilusões e engana as pessoas transformando-se em mulher.
Resposta:
Tudo que você precisa saber sobre Lenda da Cobra Norato ou Cobra Grande, uma das histórias mais exóticas e dramáticas do folclore tradicional brasileiro...
A Lenda da Cobra Norato ou Cobra Grande - Folclore Brasileiro Ilustrado
"Os Mitos primitivos, quando bem compreendidos, podem servir como ferramenta para estudo da nossa psique..."
Os Aspectos Gerais da Lenda da Cobra Norato ou Cobra Grande
Cobra Norato, ou Honorato, é uma das mais conhecidas lendas do Folclore Amazônico. Conta a lenda que em numa tribo indígena da Amazônia, uma índia, grávida da Boiúna (Cobra-grande, Sucuri), deu à luz a duas crianças gêmeas que na verdade eram Cobras. Um menino, que recebeu o nome de Honorato ou Norato, e uma menina, chamada de Maria Caninana.
Depois de nascidos, ao perceber que eram "Cobras", ela resolveu se aconselhar com um Pajé, e perguntou se devia matá-los ou jogá-los no rio. O Pajé, então respondeu que se os matasse ela morreria também. Então ela decidiu soltá-los no leito do rio Tocantins.