História, perguntado por nay9797, 1 ano atrás

por que as transformações politicas pelas quais o brasil passou em 1930 estiveram intimamente ligadas ás transformações economicas e sociais ocorridas nos anos 1920

Soluções para a tarefa

Respondido por dudagolfeto
2
Almejamos com este estudo do desenvolvimento e mudança social no Brasil1 contribuir para o entendimento da transformação em curso na nossa sociedade e economia, estudando-a sob o ângulo dos processos de industrialização e urbanização. Analisa-se aqui, portanto, a constituição de uma sociedade urbano-industrial entre nós, o que vale dizer, tenta-se compreender como se industrializou e urbanizou o Brasil, quais os aspectos mais salientes desses processos e, sobretudo, quais as suas conseqüências sociais. Desde já deve ser dito, o nosso principal interesse reside na caracterização e interpretação das mudanças econômicas e sociais da sociedade brasileira, como processo global. Esse objetivo será abordado sob a perspectiva do desenvolvimento de um sistema industrial e de uma sociedade urbano-industrial no Brasil. Tal sistema e sociedade implicam integração econômica, política e social. Significam mercado nacional, meios modernos de comunicações e estrutura político-administrativa abrangentes, no seu escopo e na sua atuação, de todas as regiões do país e setores do corpo nacional, intenso intercâmbio social entre as mesmas regiões e setores, educação e cultura de massa, identificação nacional No caso do Brasil, às conseqüências da industrialização da região Rio-São Paulo-Belo Horizonte (com focos industriais menores em Porto Alegre, Recife, etc.), somam-se os efeitos “modernizadores” vindos do Exterior. Somente com uma visão global como essa, do desenvolvimento do sistema industrial, pode-se compreender, por exemplo, a muito apontada “superurbanização” da América Latina21. Principalmente, quando percebemos que, como escreve Júlia J. Henderson, “(...) urbanização rápida em muitos países está ultrapassando a industrialização (...) Deste ponto de vista, a Ásia, a África e a América Latina podem todos ser denominados de continentes ‘superurbanizados’”22. Parece-nos óbvia a necessidade de ligarse tais fenômenos a processos e sistemas, econômicos e sociais, que são mundiais no seu escopo. O crescimento de uma cidade ou a urbanização de uma região são vistos como partes do industrialismo em expansão. Sobre os seus alicerces erige-se uma sociedade urbano-industrial. O caráter de tal sociedade, a sua dinâmica no Brasil, país em desenvolvimento, é o tema do nosso estudo. O arranjo da monografia reflete as duas ênfases aludidas atrás, ligadas às expressões “sistema industrial” e “sociedade urbano-industrial”. Na primeira parte, “Desenvolvimento econômico e urbanização no Brasil”, investigamos como o desenvolvimento leva a constituir-se um sistema industrial em escala nacional, com predominância econômica do Centrosul, e como a tais fatos ligam-se mudanças econômicas e demográficas em todo o país. Na segunda parte, na base das conclusões sobre aquele sistema industrial, passamos a examinar as “Transformações políticas e sociais.

nay9797: muito obg
Respondido por ronanhenrique34
0

Resposta correta é: I, III, IV e V

Em relação a trajetória do currículo no Brasil, as origens do pensamento curricular passam a ser discutidas nos anos de 1920 e 1930, quando importantes transformações econômicas, sociais, culturais, políticas e ideológicas processaram-se em nosso país. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo:

I - A literatura pedagógica da época refletia as ideias propostas por autores americanos associados ao pragmatismo e às teorias elaboradas por diversos autores europeus.

II - Com a Constituição Federal de 1988 todo o panorama político, econômico, ideológico e educacional do país sofreu substanciais transformações e as discussões sobre currículo espalharam-se e a disciplina currículos e programas foi introduzida em nossos cursos superiores.

III - Os pioneiros da Escola Nova buscaram superar as limitações da antiga tradição pedagógica jesuítica e da tradição enciclopédia e esforçam-se por tornar o quase inexistente sistema educacional consistente com o novo contexto.

IV - A tradição epistemológica que fundamentou tanto as reformas como o enfoque curricular desenvolvido no Inep foi basicamente composta pelas ideias progressivistas derivadas do pensamento de John Dewey e Kilpatrick.

V - As primeiras infraestruturas do campo do currículo corresponderam, inicialmente, às reformas educacionais promovidas pelos pioneiros nos estados, e em seguida, à base institucional do atual Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) (criado em 1938 a atuação desse órgão na publicação de livros, revistas e na promoção de cursos e eventos sobre a temática.

É correto o que se afirma em:

a.

I, III, IV e V

b.

I, II, III e IV

c.

II, III, IV e V

d.

I, II, IV e V

e.

I, II, III e V

Perguntas interessantes