Por que ao longo da história foram propostos modelos diferentes para explicar o átomo
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Porque novas coisas sobre os átomos eram descobertas. Por exemplo, quando descobriram que o átomo não era maciço, foi necessário atualizar o modelo.
Respondido por
0
Olá!
Primeiro temos que relembrar que existem 4 modelos atômicos respectivamente: Modelo de Dalton (Bola de Brilhar), Modelo de Thomson (Pudim de Passas), Modelo de Rutherford (Modelo Planetário), e Modelo de Rutherford-Bohr.
- John Dalton retomou a teoria do átomo para justificar e explicar experimentos com diferentes substâncias químicas após perceber a utilidade de analisar o átomo.
- Joseph John Thomson na época estava questionando a presença da natureza elétrica na composição da matéria, portanto formulou um novo modelo do átomo com a presença de elétrons após descobri-los por meio de experimentos.
- Ernest Rutherford elaborou um novo modelo para desmistificar a crença de que os átomos eram maciços como afirmava a teoria de Dalton.
- Niels Bohr aprimorou o modelo de Rutherford após ter ciência da natureza da luz e das emissões dos elementos químicos.
Portanto, foram propostos modelos atômicos diferentes ao longo da história devido aos constantes métodos científicos iniciados pelo questionamento do fato observado - os modelos -, que levaram a formulação de hipóteses, levantamento de deduções, testes e por fim a conclusão que forma o novo modelo atômico, podendo desmistificar fatores presentes nos modelos anteriores.
Bons estudos.
Perguntas interessantes