História, perguntado por Eu132, 1 ano atrás

Por que aconteceu a restauração monárquica na Inglaterra?

Soluções para a tarefa

Respondido por tabelaperiodica12
2

Tudo começou em 1642 com as English Civil Wars, onde o Parlamento entrou em conflito com a monarquia, provocando 3 guerras civis.  

Na primeira guerra e segunda guerra civil, os parlamentaristas conseguiram a vitória e Oliver Cromwell foi um dos principais responsáveis pela queda da monarquia inglesa e estabelecimendo da "casa dos comuns". Sendo Oliver o primeiro "Lord Proctorate" (uma espécie de chefe de estado) empossado em 1653. Nesse meio tempo, o rei Charles I foi executado.  

Richard Cromwell, filho de Oliver, em 1659 sucedeu o pai no cargo de "Lord Proctorate". Mas ele não foi capaz de controlar o exército inglês, que não confiava nele e o depôs sete meses após a sua posse. Nisso, a inglaterra ficou sem "dono". Alguns historiadores afirmam que o país tornou-se um tipo de anarquia.  

Foi quando iniciou-se a terceira guerra civil. Para viabilizar a vitória da monarquia e o seu retorno do exílio, o sucessor do trono, Charles II em 1660 propôs um acordo, denominado tratado de Breda, onde era concedida liberdade e perdão aos inimigos da coroa (com exceção aos que participaram da execução de seu pai).  

Também nesse tratado, Chales II promoteu um "Parlamento livre, que sobre a palavra de um rei, seria aconselhado" e maior tolerância religiosa.  

Em 1661 Charles II foi coroado e todos os rebeldes perdoados, com exceção dos 59 rebeldes que assinaram a execução do rei anterior.

Perguntas interessantes