Por que aceitara uma companhia dessas? Não gostava de confidências assim tão rápidas, não queria amigos, bastava-lhe conhecer os tipos da escola, dona Graça, a reclusão do cômodo dos fundos; não estava na capital senão para trabalhar, "tia, pode ser que eu fique, ganho razoavelmente, não faz sentido eu perder minha vida aí. ". LOPES, Chico. O estranho no corredor. São Paulo: Editora 34, 2011. P. 13. Se o termo "rápidas", em destaque no trecho, for substituído por "rápido", a oração A continua gramaticalmente correta, uma vez que o termo "rápido" adquire função de advérbio. B se torna agramatical, uma vez que o termo "rápido" é um adjetivo e concorda com "confidências". C se torna inadequada, uma vez que o uso de "rápido" como advérbio é comum na língua falada, mas não na escrita. D continua gramaticalmente correta, uma vez que estabeleceria concordância com o referente implícito, a companhia a que se refere o narrador
Soluções para a tarefa
Se o termo "rápidas", em destaque no trecho, for substituído por "rápido", a oração continua gramaticalmente correta, uma vez que estabeleceria concordância com o referente implícito, a companhia a que se refere o narrador. Por isso, a alternativa correta é a letra A.
No trecho apresentado, o termo "rápidas" concorda com o vocábulo "confidências", e por isso temos a presença de uma concordância nominal.
No entanto, mesmo se o termo "rápidas" fosse substituído por "rápido", ainda assim haveria concordância, dado que estaria concordando com o referente implícito, que seria a companhia referenciada pelo narrador.
O que é a concordância nominal?
Podemos dizer que a concordância nominal se refere ao modo em que os modificadores do substantivo estão apresentados em relação ao substantivo. Eles precisam concordar em gênero, número e grau para que haja o correto sentido presente na frase.
Veja mais sobre concordância nominal em:
brainly.com.br/tarefa/20529246
#SPJ4