Biologia, perguntado por thaylanymatos, 1 ano atrás

Por que a variação de temperatura nas cidades a beira- mar costuma ser menor que em regiões longe do mar??

Soluções para a tarefa

Respondido por Doberman
1
Esse fenômeno ocorre graças ao alto Calor Específico da água. 

Lembre-se que o calor sempre transita do corpo mais quente para o mais frio. Ou seja, quando sentimos frio não é por absorvermos o "ar gelado" do local, mas é o local que absorve nossa temperatura corporal.

Ter alto calor específico quer dizer, que a água possui uma grande capacidade de "roubar" o calor do ambiente e de armazenar esse calor, durante o dia é o que ocorre. A noite, o meio está frio, a regra da termodinâmica faz com que o calor absorvido pela água seja reabsorvido pelo meio. Em outras palavras, água regula o calor, fazendo trocas térmicas de modo a não permitir um aquecimento muito grande durante o dia e nem um resfriamento muito grande durante a noite. Por isso as áreas situadas em locais com pouco potencial hidrográfico variam tanto de temperatura.

*Podemos observar o fenômeno da calor específico entre a água e a atmosfera ao entrarmos em uma piscina/praia ao anoitecer e notar que sentimos mais frio fora, que dentro d'água.

Mais....

Por essa razão, o Distrito Federal possui um grande lago artificial (Lago Paranoá).
Por essa mesma razão, que em desertos, a temperatura pode varias de 50°C de dia pra -10°C a noite.

Também é bom saber, que a camada de gelo, que é criada em lagos e mares polares, funcionam como um "isolante térmico". O gelo impede que a temperatura que água "roubou" seja reabsorvida pelo meio. Assim, água mantem uma temperatura razoável para a vida marinha do local ser preservada.
Perguntas interessantes