Por que a sociologia demorou tanto para teorizar as relações de gênero?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A sociologia das relações de gênero surge de modo a dar conta de questões relativas à identidade sexual e seus processos de construção. Ajuda também a estabelecer conceitos positivos para que as pessoas saibam associar-se a qualquer meio estatal.
Além disso, procura fazer um corte de gênero nos mais diversos objetos da sociologia tal qual a sociologia marxista que propõe que se leve em conta as classes sociais.
Essa sociologia procura dar uma ênfase maior na subjetividade dos atores sociais, afastanto-se da noção da racionalidade criada pela modernidade, apresentando novas críticas a esta.
Marca como melhor resposta porvavor
A sociologia tardou em analisar e compreender as dinâmicas de gênero devido à histórica subestimação das questões relacionadas à mulher e ao foco excessivo em teorias políticas e econômicas. Só após o surgimento do movimento feminista e a reavaliação crítica das teorias sociológicas dominantes, a sociologia passou a ter uma abordagem sistemática e profunda sobre as relações de gênero.
A Teorização Tardia de Gênero na Sociologia
A sociologia demorou a teorizar as relações de gênero porque as teorias sociológicas iniciais foram desenvolvidas em um contexto histórico em que as mulheres eram marginalizadas e excluídas da vida pública.
Além disso, a teoria sociológica dominante na época se concentrava na análise das estruturas econômicas e políticas, deixando de lado a questão do gênero. Somente na década de 1960 e 1970, com a ascensão do movimento feminista e a revisão crítica das teorias sociológicas dominantes, que a sociologia começou a teorizar sobre as relações de gênero de maneira sistemática e rigorosa
Saiba mais sobre desigualdade de gênero em: https://brainly.com.br/tarefa/812445
#SPJ2