História, perguntado por damascenogabriel44, 10 meses atrás

Por que a radiação de Chernobyl foi tão letal para a vida humana?

Soluções para a tarefa

Respondido por otoniel7
1

Resposta:

No dia 1º de maio de 1986, feriado do Dia do Trabalhador, Pripyat, no norte da Ucrânia, ganharia seu primeiro parque de diversões. Fundada em fevereiro de 1970, a cidade abrigava os funcionários da Usina Nuclear de Chernobyl, situada a apenas 3 quilômetros dali. As crianças de Pripyat, porém, nunca tiveram a chance de passear de carrossel ou brincar de roda-gigante. Cinco dias antes, na madrugada de 26 de abril, o que era para ser um teste de rotina no reator de número 4 da usina se transformou em acidente nuclear. O pior da história.

Na tarde do dia 27 de abril, todos os 48 mil habitantes de Pripyat tiveram apenas 40 minutos para recolher seus pertences e deixar suas casas. Nunca mais voltaram. Em 2000, a usina de Chernobyl foi fechada e, dois anos depois, liberada para visitação. Todos os anos, uma média de 60 mil turistas visitam o que sobrou de Pripyat. De cidade-dormitório, virou cidade-fantasma.

Depois da estreia de Chernobyl, minissérie da HBO criada por Craig Mazin a partir do livro Midnight in Chernobyl (Meia-Noite em Chernobyl), do jornalista Adam Higginbotham, donos das agências de turismo que operam na região estimam um aumento de 40% no número de visitantes da chamada “Zona de Exclusão”, nome dado à área de 2,6 mil quilômetros quadrados isolada depois da tragédia. Os preços variam de 81 dólares, o tour de um dia, a 110, com direito a almoço, por pessoa. Em geral, as agências disponibilizam um dosímetro – aparelho que mede radiação – para cada cliente.

Perguntas interessantes