Por que a questão religiosa enfraqueceu o estado Imperial ?
Soluções para a tarefa
Resposta: No espaço colonial, membros da Igreja ocupavam posição de destaque auxiliando na administração e no regulamento dos costumes. Em contrapartida, o próprio Vaticano emitira, no século XVI, uma autorização para que os reis ibéricos pudessem tratar do ordenamento da Igreja nas regiões ultramares pelo chamado padroado régio.
Explicação:
Durante o Segundo Reinado, o sistema de padroado instaurou uma grave crise entre Dom Pedro II e os clérigos católicos brasileiros. Valendo-se dos poderes garantidos pelo sistema de padroado, o imperador brasileiro formulou um decreto em que não reconhecia o valor da ordem dada pela Santa Sé.
A Questão Religiosa (as disputas políticas entre Dom Pedro II e o então Papa, Pio IX) enfraqueceu o Império ao afastá-lo da instituição que era uma de suas principais apoiadoras ideológicas (a Igreja Católica).
Dom Pedro II e o Papa entraram em disputa pois o Papa queria fazer valer o seu direito de orientar politicamente o Clero brasileiro sobre uma série de questões sociais e políticas e Dom Pedro II via nesta "orientação" uma forma injustificável de interferir na política nacional.
Dom Pedro II perderia também o apoio dos militares e dos latifundiários, de modo que sem a Igreja já não havia mais nenhum grupo socialmente influente que o apoiasse contra o Golpe Republicano.
Mais sobre o tema em;
https://brainly.com.br/tarefa/13293410