por que a pedagogia do oprimido é considerada libertadora?
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“O respeito à autonomia e à dignidade de cada um é um imperativo ético e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros.
É nesse sentido também que a dialogicidade verdadeira, em que os sujeitos dialógicos aprendem e crescem na diferença, sobretudo, no respeito a ela, é a forma de estar sendo coerentemente exigida por seres que, inacabados, assumindo-se como tais, se tornam radicalmente éticos. É preciso deixar claro que a transgressão da eticidade jamais pode ser vista como virtude, mas como ruptura com a decência.
É nesse sentido também que a dialogicidade verdadeira, em que os sujeitos dialógicos aprendem e crescem na diferença, sobretudo, no respeito a ela, é a forma de estar sendo coerentemente exigida por seres que, inacabados, assumindo-se como tais, se tornam radicalmente éticos. É preciso deixar claro que a transgressão da eticidade jamais pode ser vista como virtude, mas como ruptura com a decência.
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É considerada libertadora por que permite ter uma nova visão a respeito de como a educação deve ser vista, como as pessoas devem ser vistas em relação a sociedade. Ensina que a intenção dá educação é formar cidadãos críticos, que falem, discutam, expressem suas opiniões e acima de tudo lute pelos seus direitos e não se cale.
Mas, na verdade, o que se via antes e ainda se vê hoje são casos de professores que utilizem uma educação bancária, em que o professor é o dono do saber e só ensina e o aluno é aquele que não sabe de nada, uma tábula rasa que não pode expor o que pensa, apenas escutar e se apropriar do que é dito pelo professor.
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