História, perguntado por oioi2000, 8 meses atrás

por que a nobreza apoiou o movimento cruzadista?​

Soluções para a tarefa

Respondido por ajuliaaluz
3

Resposta:

De acordo com alguns estudiosos, a realização das Cruzadas também tinha o objetivo de conquistar novas terras para novos feudos e escoar o excesso de mão-de-obra ociosa na Europa. A tarefa era uma mistura de guerra, peregrinação e penitência.


oioi2000: obri
Respondido por jrsepol3
1

Denominam-se Cruzadas as expedições militares organizadas entre 1095 e 1291 pela Igreja Católica, com o objetivo de reconquistar o Santo Sepulcro, em Jerusalém, do domínio islâmico.

De acordo com alguns estudiosos, a realização das Cruzadas também tinha o objetivo de conquistar novas terras para novos feudos e escoar o excesso de mão-de-obra ociosa na Europa.

A tarefa era uma mistura de guerra, peregrinação e penitência.

Contexto histórico

Entre os anos de 638 d.C. e 1071, mesmo com a tomada da Palestina, o domínio árabe na região não causou incômodos para os cristãos. No entanto, a partir de 1701, com a tomada da Terra Santa pelos turco-otomanos, a situação mudou, pois, apesar de também serem muçulmanos, os turco-otomanos não permitiam os cultos e nem as peregrinações dos cristãos a Terra Santa.

Neste contexto, em 1095, durante o Concílio de Clermont, o Papa Urbano II, apoiando-se nos escritos de Santo Agostinho, fez um grande discurso para convocar os exércitos de toda a Europa para lutar contra o domínio islâmico na cidade de Jerusalém.

Além do contexto religioso, outros aspectos influenciaram o início das Cruzadas, como o quadro político e econômico.

Naquela época, a Europa entrava no seu período de crise do modo de produção feudal, com a estagnação da produção e o aumento da população. Assim sendo, alguns pesquisadores afirmam que um dos objetivos das Cruzadas era reabrir as rotas comerciais fechadas com o domínio dos turcos-otomanos.

A partir do século XI, os cruzados ou guerreiros da cruz atenderam a convocação do Papa Urbano II e iniciaram séculos de guerras. A denominação Cruzadas surgiu devido ao símbolo da cruz que os expedicionários utilizaram em seus uniformes e nas bandeiras.

As 8 Cruzadas

Entre os séculos XI e XIII ocorreram 8 cruzadas, com a participação de senhores e reis de várias nações cristãs do continente europeu.

Perguntas interessantes