História, perguntado por alexiajpa321, 11 meses atrás

Por que a Igreja criticava o carnaval​

Soluções para a tarefa

Respondido por viihgn92
0

Com o advento do cristianismo e posterior fundação da Igreja Católica, tais festividades passaram a ser encaradas com maus olhos pelo clero, que não tardou em aproximá-las a idéia de manifestação do Mal e do pecado. Seu intuito, naquele momento, não consistia em impedir a sua ocorrência, dado o seu profundo enraizamento na cultura popular, mas esterilizá-las, “livrá-las de todo o mal” que julgavam estar relacionadas.

Como tentativa de exercer um maior controle sobre elas e transformar o seu conteúdo, ocorreu, no século VIII, a criação da quaresma. Ficava estabelecido, a partir de então, no período que se estende da quarta-feira de Cinzas ao domingo de Páscoa, o carnis levale, ou seja, a retirada da carne do cardápio dos fiéis, os quais deveriam abster-se e se resguardar dos prazeres mundanos, como uma forma de respeito à memória da via sacra percorrida por Cristo. Assim, tais festejos tinham o seu caráter modificado e se tornavam nada mais do que uma celebração litúrgica.

Contudo, como era de se esperar, tornou-se muito comum, especialmente nos três dias que antecediam este período de sacrifícios, as pessoas esbanjarem dos excessos e gozarem ao máximo dos prazeres que a vida pode oferecer. Eram festas regadas a vinho, fartura de alimentos, nudez e liberdade sexual. Tratava-se de uma forma de resistência diante das imposições colocadas pela Igreja, as quais cerceavam o direito das pessoas de se divertirem e perverterem, mesmo que de maneira transitória, a ordem social

Perguntas interessantes