. Por que a Igreja Católica se uniu ao governo Imperial contra Antônio Conselheiro? a) Porque era simpática a causa de Canudos; b) Porque era contra a inquisição; c) Porque era contra o império; d) Porque estava perdendo fiéis que preferia um seguir Antônio Conselheiro. 2. Cite uma das maneiras que os seguidores de Antônio Conselheiro costumavam se referir a ele. a) Almirante; b) Comandante; c) General; d) Milagreiro e enviado de Deus. 3. Qual fato religioso no Arraial de Canudos foi causa fundamental da Guerra contra Antônio Conselheiro? a) O imposto do charque; b) A questão das vacinas; c) A questão do Ouro; d) O fato de Antônio Conselheiro ter encomendado madeira para construir uma igreja em Canudos. 4. Qual movimento religioso em Portugal tem relação em parte com a história de Antônio Conselheiro? a) Revolução do Porto; b) A Sabinada; c) A questão dos balaios; d) O sebastianismo 5. Ao fazer uma encomenda de uma grande quantidade de madeira para Canudos, o que pretendia construir Antônio Conselheiro com esse material? a) Uma estação de trem; b) Teatro; c) Um porto; d) Uma igreja.
Soluções para a tarefa
01. A alternativa correta, com a razão da Igreja Católica ter se unido ao governo Imperial contra Antônio Conselheiro, é a LETRA D:
Porque estava perdendo fiéis que preferia um seguir Antônio Conselheiro.
As condições miseráveis das populações do interior do Nordeste do Brasil favoreciam o surgimento de líderes religiosos, líderes esses que mobilizavam seguidores e, assim, formavam comunidades.
02. A alternativa correta, que contém uma das maneiras que os seguidores de Antônio Conselheiro costumavam se referir a ele, é a LETRA D: Milagreiro e enviado de Deus.
A figura de Antônio Conselheiro era muito notável entre os sertanejos pobres, que chamavam Antônio Conselheiro também de "Bom Jesus" e o consideravam como uma figura santa, como um profeta que havia sido enviado por "Deus" para que pudesse socorrê-los.
03. A alternativa correta, que contém o fato religioso no Arraial de Canudos que causou a Guerra contra Antônio Conselheiro, é a LETRA D:
O fato de Antônio Conselheiro ter encomendado madeira para construir uma igreja em Canudos.
No mês outubro do ano de 1896, aconteceu um episódio que resultou na Guerra de Canudos: Antônio Conselheiro encomendou, para a construção de uma igreja nova, uma remessa de madeira (proveniente de Juazeiro). Apesar de paga, a madeira não foi entregue.
04. As raízes do sebastianismo encontram-se na concepção religiosa do messianismo: acreditam no retorno ou vinda de um enviado divino (o messias), capaz de trazer justiça, paz e felicidade ao mudar a ordem das coisas.
05. A alternativa correta, que contém a intenção de Antônio Conselheiro ao encomendar uma grande quantidade de madeira para Canudos, é a LETRA D: Uma igreja.
No mês outubro do ano de 1896, aconteceu um episódio que resultou na Guerra de Canudos: Antônio Conselheiro encomendou, para a construção de uma igreja nova, uma remessa de madeira (proveniente de Juazeiro). Apesar de paga, a madeira não foi entregue.
Espero ter ajudado!