Por que a gestão ambiental e a responsabilidade social podem ser consideradas instrumentos gerenciais para capacitar e criar condições de competitividade para as organizações?
Soluções para a tarefa
As empresas sejam elas de pequeno ou grande porte são as principais responsáveis pelo crescimento socioeconômico de um país. E por causa da grande capacidade em gerar recursos que existem avanços tecnológicos que beneficiam a industria e a qualidade de vida de uma sociedade.
Porém, com os anos mais e mais empresas pensam em ações integradas e cooperativas para desenvolver um processo de gestão ambiental e responsabilidade social. isso acontece não só porque leis são criadas para responsabilizar as empresas a reduzirem seus níveis de poluição, mas também porque apesar dos investimentos inicias serem altos, a longo prazo a economia para os empreendedores é positiva.
Pensando nessa redução nos custos o mercado se torna mais competitivo não só na criação de novas ferramentas responsáveis com a sociedade e o meio ambiente, mas também por gerar mais qualidade em seus produtos aumentando a concorrência.
A gestão ambiental e a responsabilidade social são importantes para capacitar e criar condições de competitividade para as organizações por que:
- geram um maior valor agregado à imagem da empresa;
- uma maior motivação dos funcionários e
- uma melhor comunicação da empresa com a sociedade.
A gestão ambiental está diretamente relacionada à Responsabilidade Social. Então, implementar um programa de gestão ambiental com questões sociais é importante. A empresa deverá olhar o seu entorno, pois é responsável por possíveis impactos à comunidade.
A Responsabilidade Social Empresarial ocorre quando as empresas tomam determinadas ações sociais e de desenvolvimento sustentável, contribuindo para uma sociedade mais justa e um meio ambiente mais limpo.
De acordo com a NBR 16001, a Política de Responsabilidade Social deve assegurar seu compromisso com a promoção do desenvolvimento sustentável e incluir seus comprometimentos com os seguintes princípios da responsabilidade social:
- Responsabilização;
- Transparência;
- Comportamento ético;
- Respeito pelos interesses das partes interessadas;
- Atendimento aos requisitos legais e outros requisitos;
- Direito aos humanos.
Existem muitas vantagens em adotar a responsabilidade social nas empresas, entre elas, um maior valor agregado à imagem da empresa e maior motivação dos funcionários. Além disso, há uma melhor comunicação da empresa com a sociedade.
Outras questões relacionadas:
- Responsabilidade social empresarial: brainly.com.br/tarefa/21447663
- Gestão ambiental: https://brainly.com.br/tarefa/858873
- Normas de gestão ambiental: https://brainly.com.br/tarefa/20775915
Matéria: Ética
Nível: Ensino Superior