por que a exploração sustentável da floresta e mais vantajosa?
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Originário do antigo continente europeu, no século XIX, o ordenamento florestal estava ligado às práticas silviculturais aplicadas nos povoamentos florestais, incluindo os seus aspectos financeiros e organizacionais, visando a produção de madeiras. Na segunda metade do século XIX, o ordenamento foi levado pelos europeus para a Ásia numa tentativa de adaptá-lo às florestas tropicais. No início do século passado, o ordenamento foi introduzido na África, somente chegando na América na década de 40.
O desenvolvimento das técnicas de exploração e condução da floresta, sensoriamento remoto, tecnologia de produtos florestais e capacidade de armazenamento e processamento de informações possibilitaram a consolidação do Manejo Florestal em florestas tropicais. O manejo de bacias hidrográficas, o lazer, a educação ambiental e a conservação da fauna (silvestre) e da flora (madeireiro e não madeireiro) passaram a ser parte do Manejo Florestal, ampliando o conceito de uso múltiplo.
Assim, Manejo Florestal é um conjunto de técnicas empregadas para colher cuidadosamente parte das árvores grandes de tal maneira que as menores, a serem colhidas futuramente, sejam protegidas. Com a adoção do manejo, a produção de madeira pode ser contínua ao longo dos anos.
O manejo das florestas envolve produção, rentabilidade, segurança no trabalho, respeito à legislação, logística de mercado, conservação florestal e serviços ambientais (equilíbrio do clima regional e global, especialmente pela manutenção do ciclo hidrológico e retenção de carbono).
Os benefícios econômicos do manejo superam os custos. Tais benefícios decorrem do aumento da produtividade do trabalho e da redução dos desperdícios de madeira.
Apesar de ainda ser praticada em pequena escala, o Manejo Florestal é obrigatório por lei. As empresas que não fazem manejo estão sujeitas a diversas penas. Embora, a ação fiscalizatória tenha sido pouca efetiva até o momento, o processo de monitoramento está aumentando e a pretensão do Estado é intensificar a fiscalização das áreas verdes da região. Com a adoção dos planos de manejo, as empresas e produtores podem obter um certificado com "selo verde" cada vez mais exigido pelos grandes compradores de madeira, especialmente na Europa e nos Estados Unidos.
Além dos benefícios comerciais, a prática do manejo sustentável garante a conservação de espécies animais e vegetais prolongando a vida útil das áreas exploradas, contribuindo assim para o equilíbrio do clima regional e global, especialmente pela manutenção do ciclo hidrológico e retenção de carbono.
Para debater sobre Manejo Florestal a Revista da Madeira entrevistou o Prof. Dr. Jorge Roberto Malinovski, coordenador do XIV Seminário de Atualização Sobre Sistemas de Colheita de Madeira, promovido pela FUPEF/UFPR. O Seminário aconteceu em Curitiba/PR, no mês de agosto de 2006. Nesta edição, o Seminário abordou o temário: Terceirização, Novas Tecnologias, Logística e Cadeia Produtiva da Madeira, com diversas palestras técnicas proferidas por renomados palestrantes do Brasil e exterior.
Atualmente, a colheita faz parte da cadeia produtiva da madeira a qual é definida como “negócio” e não como atividade parcial isolada..
Jorge Roberto Malinovski é Engenheiro Florestal pela Universidade Federal do Paraná, doutorado em Engenharia Florestal pela Albert-Ludwigs-Universitãt Freiburg, Alemanha. Pós-doutorado pelo United States Forest Services – USFS, Estados Unidos, Professor titular do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal do Paraná.
Revista da Madeira - Qual a importância do manejo florestal para a produção de madeira no Brasil?
Malinovski - No manejo florestal existe uma grande diferença entre manejo em floresta nativa e em floresta plantada, entre exploração e colheita. A exploração acontece na floresta nativa, com a retirada racional da madeira. A colheita acontece nos plantios, onde o produtor planta, conduz o crescimento e colhe; é mais utilizado nos reflorestamentos.
O manejo florestal é extremamente importante e, dependendo do manejo, vai haver sustentabilidade ou não. Ele é mais apropriado em florestas nativas e em reflorestamento com produção de uma mesma espécie.
Podemos afirmar que o manejo dos recursos florestais é a atividade mais vantajosa que se pode desenvolver no Brasil?
Malinovski – Isso depende do manejo utilizado, é através desta escolha que a produção será sustentável ou não. O manejo está diretamente relacionado ao mercado, os produtores que atuam com reflorestamento, produzem madeira conforme a sua demanda. Na floresta nativa, ele vai retirar apenas o que for possível mas, dependendo do estilo do manejo, a floresta pode sofrer um empobrecimento do remanescente florestal.
Respondido por
18
Porque busca-se um desenvolvimento sustentável baseado na preservação do mundo para as próximas gerações. A exploração não sustentável causa impactos ambientais que afetam o ciclo natural do ecossistema, gerando problemas que afetam os humanos e os outros seres.
Perguntas interessantes
Geografia,
10 meses atrás
Filosofia,
10 meses atrás
Filosofia,
10 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás