Por que a escala é importante em um mapa? Aponte uma utilidade para a escala numérica e uma para a escala cartográfica.
Soluções para a tarefa
A escala é importante para que possamos comparar as distâncias entre pontos reais em uma área e na sua representação cartográfica, um mapa por exemplo. A escala representa as distâncias reais de forma proporcional, permitindo que quem leia a informação no mapa consiga se posicionar e se movimentar.
Assim sendo, a escala cartográfica pode ser de três tipos: natural, reduzida ou ampliada. Na natural, a distância no mapa é exatamente a mesma que a distância real; escala reduzida é aquela que representa o tamanho de uma área maior do que caberia no mapa; a escala ampliada representa um tamanho maior do que o real, destacando os detalhes.
A escala pode ser representada através de números, separados por “ : “ , onde se representa em fração a proporção da escala. O número da esquerda - que seria o numerador da fração - representa a área do mapa, enquanto o denominador representa a área real que se quer representar.
Por exemplo, um mapa cuja escala é 1:5000 significa que 1cm no mapa equivale a 5000 cm na realidade.
Já a escala gráfica representa a informação da escala numérica de forma visual, facilitando a compreensão da dimensão do mapa. É útil para calcularmos distâncias entre pontos rapidamente, por exemplo.
Explicação: A escala estabelece a relação entre o tamanho real do fenômeno na superfície terrestre e sua representação no mapa. Desta forma, a escala é definida como sendo a relação entre o tamanho representado no mapa e o tamanho real na superfície terrestre. Existem dois tipos de escalas, sendo estas:
Escala numérica: expressa por uma fração na qual o numerador representa a distância do mapa e o denominador a distância na superfície real.
Escala gráfica: é uma linha reta graduada, na qual se indica a relação com as distâncias representadas no mapa.