Biologia, perguntado por kerolainealberth, 1 ano atrás

por que a endocitose e tao importante em nosso sistema imunologico?

Soluções para a tarefa

Respondido por denissilva33
1

Resposta:

Algumas células possuem a capacidade de ingerir algumas partículas presentes no líquido extracelular. Essas partículas são ingeridas pela célula através de um processo chamado de endocitose, que pode ser de dois tipos: fagocitose ou pinocitose.

Explicação:

Na fagocitose, a célula lança seus pseudópodes (prolongamentos citoplasmáticos) e envolve a partícula a ser digerida, formando uma espécie de bolsa ao redor do material capturado. Nesse processo ocorre o englobamento de partículas grandes, tais como bactérias, matéria orgânica e outras células. Alguns protozoários utilizam-se desse processo para obter alimento, como a ameba, que emite seus pseudópodos para capturar partículas.

Após a captura da partícula e a formação da bolsa, esta se solta da membrana e passa a circular no citoplasma, recebendo o nome de fagossomo. Este, por sua vez, funde-se com os lisossomos, organelas celulares ricas em enzimas digestivas, e forma o chamado vacúolo digestivo. Nesse momento ocorre a digestão intracelular. As partes que não são digeridas são chamadas de corpos residuais e, posteriormente, são eliminadas.

Na pinocitose, as partículas capturadas estão dissolvidas, ou seja, normalmente estão no estado líquido. Nesse processo ocorre a invaginação da membrana e o posterior fechamento, formando uma bolsa que recebe o nome de pinossomo. As partículas de gordura são absorvidas pelas células através desse processo.

Tanto a fagocitose como a pinocitose são processos relacionados com a absorção de substâncias que possam ser úteis à célula. Além disso, a fagocitose está relacionada com a captura de agentes que possam causar algum dano ao organismo, através da ação de macrófagos e neutrófilos, e com a alimentação de alguns seres unicelulares. Vale ressaltar que poucas células são capazes de realizar fagocitose, porém a grande maioria realiza pinocitose.

Perguntas interessantes