Por que a eletronegatividade geralmente aumenta da esquerda para a direita ao longo de uma fileira da tabela periódica?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A eletronegatividade aumenta da esquerda para a direita por que a família/grupo aumenta neste sentido. Aumentar a família significa aumentar o número de elétrons na última camada de valência. Por exemplo o Lítio está no segundo período e possui um elétron na camada de valência. O flúor está na sétima família e possui 7 elétrons na camada de valência, ou seja é muito mais fácil o flúor receber um elétron e se estabilizar. Do que o Lítio que precisaria de 7 elétrons para se estabilizar (O Lítio é muito mais eletropositivo do que eletronegativo)
Não esqueça que para se estabilizar os elétrons tem que fechar 8 elétrons na sua camada de valência. E por isso os gases nobres são desconsiderados quando falamos em eletronegatividade, pois eles já estão estáveis.
Explicação:
Geralmente não, ela sempre aumenta da esquerda para a direita. Isso ocorre por que o fenômeno da eletronegatividade significa a tendência que o átomo tem de receber elétrons e formar um íon negativo.
Como eu comentei sobre a eletropositividade, não custa explicar o que é, é a tendência do átomo doar seu elétron para se estabilizar do que recebr o elétrons até ser estabilizado. Não sei se tu já vistes ligações, mas você vai ver que é até impossível o Lítio receber tantos elétrons.