por que a “doutrina bush” agia contra a talibã?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Doutrina Bush foi termo utilizado para descrever uma série de princípios relacionados com a política externa do ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush, declarados como resultado dos atentados de 11 de setembro de 2001. A frase inicialmente descrita na política que os Estados Unidos tinham o direito de tratar como terroristas os países que abrigam ou dão apoio aos grupos terroristas, que foi utilizado para justificar a invasão do Afeganistão.
Explicação:
espero ter ajudado
A "Doutrina Bush" agia contra o Talibã porque segundo o governo dos Estados Unidos, tratava-se de um grupo terrorista que governava o Afeganistão e que foi responsabilizado por manter em seu território, o líder terrorista Osama Bin Liden, apontado como o principal responsável pelos atentados de 11 de Setembro.
A invasão ao Afeganistão
Após o atentado aos Estados Unidos ocorrido em 11 de Setembro de 2001, as autoridades dos Estados Unidos descobriram que o ataque ao país teria sido provocados pela Al Qaeda, um grupo terrorista que estava no Afeganistão e que assumiu a autoria do atentado.
Nessa época, o país era governado pelo regime do Talibã, que se recusava a entregar o grupo para os Estados Unidos alegando que não havia provas de que esse grupo havia participado do atentado.
Diante dessa situação e da implantação da "Doutrina Bush" (guerra preventiva), os Estados Unidos invadem o Afeganistão e retiram do poder o Talibã, ocupando o país por 20 anos.
Aprenda mais sobre a "Doutrina Bush" em: https://brainly.com.br/tarefa/8950473
#SPJ2