Biologia, perguntado por Vitorialucas476, 1 ano atrás

Por que a doença de chagas é um grave problema social principalmente no Brasil ?

Soluções para a tarefa

Respondido por mateusxerofitomateus
5
As formas de transmissão de maior importância epidemiológica são: vetorial, por meio das fezes – e, não da picada, como a maioria das pessoas supõe - do barbeiro, inseto hospedeiro do parasita; por transfusão de sangue; de mãe para filho, de forma congênita; e oral por meio da ingestão de alimentos contaminados pelas fezes do barbeiro.

O Brasil é considerado um país endêmico, que, atualmente, vive um período de transição epidemiológica. Em 2006, recebemos um certificado de interrupção da transmissão intradomiciliar pelo Triatoma infestans, que foi responsável por aproximadamente 80% dos casos nesse contexto. No Brasil, são aproximadamente 2 milhões de infectados crônicos, segundo estimativas oficiais, mas a principal preocupação, atualmente, é a transmissão oral na região amazônica, grande fonte de casos agudos, que são de notificação obrigatória no país, e devem receber tratamento de forma imediata. Quase 90% dos novos casos são oriundos da Amazônia Legal.

Respondido por islaaazambuzzi
2
conhecido também como barbeiro ou chupança , o causador ou agente etiológico é um tripanossomo, cujo transmissor ou vetor é um inseto, o barbeiro. Esse tripanossomo vive no intestino do barbeiro, inseto que normalmente defeca a medida que suga o sague da pessoa que está sendo picada por ele.  A  doença de chagas caracteriza-se por comprometer o funcionamento de diversos órgãos, como o fígado, o intestino e o coração. a principal doença mais comum na populaça brasileira é a crônica , que se desenvolve ao longo de muitos anos. A melhor forma forma de prevenir o barbeiro é combater o vetor. Eles se encontram em lugares de construções, pilhas de madeiras , cana de açúcar entre outros .  
Perguntas interessantes