Embora os cangurus sejam originários da Austrália, no início dos anos 80, o biólogo norte-americano James Lazell chamou a atenção para a única espécie de cangurus existente na ilha de Oahu, no Havaí. A espécie é composta por uma população de várias centenas de animais, todos eles descendentes de um único casal australiano que havia sido levado para um zoológico havaiano, e do qual fugiram em 1916. Sessenta gerações depois, os descendentes deste casal compunham uma nova espécie, exclusiva da ilha Oahu. Os cangurus havaianos diferem dos australianos em cor, tamanho, e são capazes de se alimentar de plantas que seriam tóxicas às espécies australianas”.
Sobre a origem desta nova espécie de cangurus, é mais provável que:
a) após a fuga, um dos filhos do casal apresentou uma mutação que lhe alterou a cor, tamanho e hábitos alimentares. Esse animal deu origem à espécie havaiana, que difere das espécies australianas devido a esta mutação adaptativa.
b) após a fuga, o casal adquiriu adaptações que lhe permitiram explorar o novo ambiente, adaptações essas transmitidas aos seus descendentes.
c) os animais atuais não difiram geneticamente do casal que fugiu do zoológico. As diferenças em cor, tamanho e alimentação não seriam determinadas geneticamente, mas devidas à ação do ambiente.
d) o isolamento geográfico e diferentes pressões seletivas permitiram que a população do Havaí divergisse em características anatômicas e fisiológicas de seus ancestrais australianos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D
Explicação:
De fato, a diferenciação dos cangurus do Havaí, em relação aos australianos, deve-se a diferentes pressões seletivas exercidas sobre os primeiros, dentre os quais os mais adaptados ao ambiente sobreviveram e passaram as características genéticas adiante, enquanto os menos adaptados morriam mais e passaram pouco, ou nada, de seu material genético.
A alternativa correta sobre a origem de uma nova espécie de cangurus é a letra D
Embora os cangurus sejam originários da Austrália, o surgimento de uma nova espécie de cangurus em outro lugar, como nesse caso no Havaí, diz respeito as diferentes pressões seletivas que eles passaram nesse novo território.
Os seres vivos tem a tendência natural a se adaptar ao ambiente que vivem. Para isso, muitos acabam sofrendo mutações genéticas que os tornam mais hábeis a isso e fazem com que eles sobrevivam (caso a mutação seja vantajosa em relação ao meio). Desta forma, essas mutações são passadas de geração em geração.
Graças a isso (o isolamento geográfico e as diferentes pressões seletivas) a população de cangurus do Havaí acabou divergindo tanto as suas características anatômicas e fisiológicas em relação aos seus ancestrais australianos.
Espero ter ajudado, bons estudos :)