Por que a desigualdade social é prejudicial para os trabalhadores, principalmente no Brasil?
Pfv me respondiii !!!!!
Soluções para a tarefa
Para abordar o assunto no Brasil, é necessário analisar a sociedade brasileira em seus diversos aspectos. Além das já pontuadas raízes históricas, as desigualdades se mantêm hoje também pelo modo como as relações sociais se organizam.
Conforme o Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), em 2009 apenas 10% da população brasileira possuía cerca de 43% de toda a renda nacional. Essa classe de 10% corresponde às famílias mais ricas do país. Enquanto isso, o 10% da população mais pobre detinha apenas 1,1% dessa renda.
Em outras palavras, há uma disparidade no modo como nossos bens são usufruídos pelos próprios brasileiros. Assim, a concentração de renda nas mãos de poucos é um grande problema. Apesar disso, em 2011 houve uma redução nessa desigualdade devido a fatores como o trabalho, a previdência e o Programa Bolsa Família.
Ainda existem desigualdades de outras ordens persistentes no país. Pesquisas como o PNAD e o Atlas da Violência mostram que as mulheres negras são as mais vulneráveis em relação a violência. Entre 2004 e 2014, houve uma diminuição de homicídios de pessoas não-negras (14,6%) e um aumento no homicídio de pessoas negras (18,2%).
ESPERO TER AJUDADO VOCÊ!
BOM ESTUDOS!
TCHAU!
Explicação:
Ao mesmo tempo a violência mantém a desigualdade, porque faz com que indivíduos do lado com menos poder tenham medo, não desenvolvam suas capacidades, além de dificultar sua ascensão social. Pobreza: a pobreza é o outro lado da moeda da concentração de renda na mão dos mais ricos.