por que a desigualdade do planeta favorecem o aquecimento global?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O aquecimento global aumentou as desigualdades económicas desde a década de 1960, favorecendo os países mais frios, indica um estudo da Universidade de Stanford, dos EUA.
De acordo com o estudo publicado na revista científica “Proceedings of the National Academy of Sciences”, as mudanças causadas pela concentração de gases com efeito de estufa na atmosfera do planeta enriqueceram países como a Noruega ou a Suécia, mas reduziram o crescimento económico de outras nações como a Índia ou a Nigéria.
“Os nossos resultados revelam que a maioria dos países mais pobres da Terra é consideravelmente mais pobre do que seria sem o aquecimento global“, afirma o cientista Noah Diffenbaugh, principal autor do estudo.
Diffenbaugh acrescenta que “a maioria dos países ricos é mais rica do que teria sido” sem o efeito das alterações climáticas.
O estudo é assinado por Noah Diffenbaugh e Marshall Burke, ambos especialistas em clima e professores em Stanford.
Noah Diffenbaugh
Marshall Burke
A análise, que se debruçou sobre o período compreendido entre 1961 e 2010, indica que o aquecimento global diminuiu a riqueza por pessoa nos países mais pobres do mundo em 17 a 30%.
Explicação: