Por que a deleção de 32 pares de bases no gene de CCR5 acarreta mudanças tão drásticas na estrutura proteica do receptor?
N
É importante que você considere as seguintes informações:
- Sequência de nucleotideos do gene normal (CCR5) e do gene mutado (CCR5), com as respectivas cadeias polipeptidicas resultantes.
Considerando a imagem apresentada, esquema da estrutura da proteina truncada resultante da mutação: em preto, estão representados os resíc
aminoácidos alterados.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
A deleção de 32 pares de bases no gene de CCR5 é uma mutação que, além de excluir uma porção da proteína correspondente à região deletada, leva à troca na fase de leitura do gene a partir do sítio mutado. Com isso:
- Todos os códons a partir do sítio de mutação são alterados (como mostra a figura), levando à modificação da sequência de aminoácidos incorporados à proteína a partir daquele ponto.
- Um stop codon (TGA) surge precocemente no gene, levando à terminação prematura da tradução e à síntese de uma proteína truncada. Assim, a deleção dos 32 pares de bases tem consequências ainda mais drásticas para o produto gênico.
Explicação:
Perguntas interessantes