Por que a crítica de Lutero à Igreja - estritamente teológica - atingiu a sociedade e, inclusive, a economia, gerando a revolta dos camponeses?
Soluções para a tarefa
As críticas de Lutero se dirigiam ao dogmatismo da Igreja e o comportamento corrupto e imoral dos clérigos, incluindo a cobranças de indulgências. Entretanto, o movimento originado pelo monge, não se limitou à Igreja, motivando também a revolta dos camponeses, diante das graves disparidades sociais impostas pela nobreza.
A Reforma de Lutero e a Revolta dos Camponeses
Matinho Lutero (1483-1546), foi um monge agostiniano que, motivado por fortes críticas ao comportamento imoral dos clérigos da Igreja Católica, iniciou um movimento que, em princípio, queria somente a moralização da Igreja.
Entretanto, tal movimento, apoiado pelas crescentes monarquias, alterou a dinâmica política e econômica por toda a Europa. Muitos dos pensamentos reformistas sobre a riqueza da Igreja e mesmo da classe nobre, revoltaram os camponeses, classe duramente explorada e à mercê das muitas condições adversas como fome, doenças e duras condições climáticas.
Aprenda mais sobre A Reforma e a Revolta dos Camponeses em: brainly.com.br/tarefa/53435570
#SPJ1